quarta-feira, 20 de junho de 2012

metodologia de estudo

Achei muito interessante
Desenvolvi uma metodologia nova, recentemente. Irei colocar em tópicos para que a leitura possa ficar mais agradável.
1) A organização em relação a tempo se dá da seguinte forma: possuo um planejamento corresponte a um período de 8 horas de estudo diárias. Faço a divisão delas da seguinte forma: 1:10 para 5 matérias, 1 hora para escutar vídeo-aula no MP5(durante a malhação diária) e os 30' minutos finais dedicados a resolução de simulado.
2) A divisão do tempo gasto por matéria (que geralmente é 1:10) se dá com 10' iniciais dedicados a resolução de exercícios, 10' de recordação do resumo da matéria já estudada durante a semana, 30' de leitura da lei seca comentada e 20' de leitura da doutrina. Faço dessa forma, pois sei que se deixar a resolução de exercícios ou leitura de resumos e lei seca para depois , acabarei adiando-as e me concentrando apenas na extensa doutrina. Além disso, esse estudo variado não me cansa.
3) Tenho uma coisa em mente que aprendi com a experiência: não adianta aprofundar na matéria e não ter tempo hábil de completar o estudo do edital. Como tenho a convicção de que a maioria das bancas, incluindo até mesmo ESAF e CESPE, tem uma "queda" pela legislação seca penso que o foco principal deve ser o domínio dela, inicialmente.
4) Em relação a doutrina, dou preferência para leitura de resumos (de preferência escritos por autores de livros consagrados e voltados para concursos) ou cursos online em PDF( ponto dos concursos e estratégia), Isso se dá porque sei que por melhor que um livro seja , ele demanda tempo. Sendo assim, utilizo a leitura de livros de médio a grosso volume, só após dominar a lei seca e os livros de resumo e/ou apostilas. Caso, posteriormente, sobrar tempo para a leitura de livros mais extensos , com certeza estes serão lidos. Porém, tenho a convição realista que esse tempo "sobrando" só acontecerá de fato se o concurso for a médio ou longo prazos.
5) Faço um estudo otimizado, ou seja, com planejamento. Considero fundamental possuir todos os materiais a mão para evitar interromper os estudos para procurá-los. Criei uma pasta específica intitulada NOVA METODOLOGIA DE ESTUDOS.Dentro dela, insiro nova pasta intitulada LEI SECA, onde, arquivo cópia da letra de lei baixada pelo site www.planalto.gov.br.
6) Quando leio a doutrina em PDF, resumo-a, grifando com caneta marca-texto. Para isso faço uso do programa PDF ANOTTADOR (maravilhoso na minha concepção). Sempre que a doutrina fizer qualquer tipo de comentário à lei, eu copio essa parte escrita e colo logo embaixo da lei seca , em uma nova pasta intulada LEI SECA COMENTADA). É como se eu tivesse criando meu próprio Código ou lei comentada.
7) Concomitantemente aos meus estudos, mantenho fichas pautadas em mãos (usadas para escrever questões que, porventura, tenha errado ou mesmo observações interessantes acerca da matéria em estudo). Uso uma dessas fichas (separadas por matéria) para fazer o arquivo de números. Assim, todas as vezes que me deparo com letra da lei ou doutrina que contenha qualquer espécie de número, a anotação será imediata. Isso me faz ganhar tempo, para que não tenha que voltar na matéria de estudo, em outra oportunidade, visando fazer a mesma anotação.
7) Quando a questão é grande e demanda muito tempo para se anotada manualmente em fichas, prefiro digitá-las em uma pasta intitulada ESTUDO DE QUESTÕES, que constará duas novas pastas, separadas por matérias e denominadas: ERROS DE QUESTÕES e QUESTÕES INTERESSANTES.. O objetivo da pasta de erros é revê-la sempre.Jamais poderia não reler uma questão que errei pois ela tem muito a me ensinar. Por outro lado, a finalidade da pasta de questões interessantes é arquivá-las, seja por as ter acertado no "chute", seja por conter trechos importantes da matéria, que devam ser frisados. Importante salientar que muitas bancas utilizam até mesmo o enunciado de questões para perfazer seus bancos de dados.
8) Quando estudo aos domingos ,apenas para pagar as horas devidas do meu "banco de dados", dou preferência para um estudo mais "light", onde foco na resolução de uma prova anterior, tentando reproduzir o ambiente que encontrarei no dia "D"( dia da avaliação).
9) Em relação ao treino de redações, sugiro que entrem em um grupo específico de redações aqui do site, onde criei um tópico denominado "BRAINSTORMING DE INTRODUÇÃO DE REDAÇÕES" cuja tradução, do primeiro termo, significa TEMPESTADE CEREBRAL. É um grupo voltado para a exposição das mais diversas ideias de temas e treinamento da parte que considero ser a mais difícil numa redação. Digo isso, pois depois que vc inicia uma introdução, tudo começa a fluir melhor, mas até lá, constuma demandar tempo...rsrs
Bem, esse foi meu relato acerca da minha metodologia de estudos.Espero que todos postem também a sua,para que possamos ter um grande número de ideias para desenvolver um MEGA ESTUDO, aliado a uma MEGA APROVAÇÃO. Boa sorte a todos!!


Fonte: Blogger  http://atepassar.com/estudante/Cin/

Nenhum comentário:

Postar um comentário