Desenvolvi uma metodologia nova, recentemente. Irei colocar em tópicos para que a leitura possa ficar mais agradável.
1) A organização em relação a tempo se dá da seguinte forma: possuo
um planejamento corresponte a um período de 8 horas de estudo diárias.
Faço a divisão delas da seguinte forma: 1:10 para 5 matérias, 1 hora
para escutar vídeo-aula no MP5(durante a malhação diária) e os 30'
minutos finais dedicados a resolução de simulado.
2) A divisão do tempo gasto por matéria (que geralmente é 1:10) se dá
com 10' iniciais dedicados a resolução de exercícios, 10' de recordação
do resumo da matéria já estudada durante a semana, 30' de leitura da
lei seca comentada e 20' de leitura da doutrina. Faço dessa forma, pois
sei que se deixar a resolução de exercícios ou leitura de resumos e lei
seca para depois , acabarei adiando-as e me concentrando apenas na
extensa doutrina. Além disso, esse estudo variado não me cansa.
3) Tenho uma coisa em mente que aprendi com a experiência: não
adianta aprofundar na matéria e não ter tempo hábil de completar o
estudo do edital. Como tenho a convicção de que a maioria das bancas,
incluindo até mesmo ESAF e CESPE, tem uma "queda" pela legislação seca
penso que o foco principal deve ser o domínio dela, inicialmente.
4) Em relação a doutrina, dou preferência para leitura de resumos (de
preferência escritos por autores de livros consagrados e voltados para
concursos) ou cursos online em PDF( ponto dos concursos e estratégia),
Isso se dá porque sei que por melhor que um livro seja , ele demanda
tempo. Sendo assim, utilizo a leitura de livros de médio a grosso
volume, só após dominar a lei seca e os livros de resumo e/ou apostilas.
Caso, posteriormente, sobrar tempo para a leitura de livros mais
extensos , com certeza estes serão lidos. Porém, tenho a convição
realista que esse tempo "sobrando" só acontecerá de fato se o concurso
for a médio ou longo prazos.
5) Faço um estudo otimizado, ou seja, com planejamento. Considero
fundamental possuir todos os materiais a mão para evitar interromper os
estudos para procurá-los. Criei uma pasta específica intitulada NOVA
METODOLOGIA DE ESTUDOS.Dentro dela, insiro nova pasta intitulada LEI
SECA, onde, arquivo cópia da letra de lei baixada pelo site www.planalto.gov.br.
6) Quando leio a doutrina em PDF, resumo-a, grifando com caneta
marca-texto. Para isso faço uso do programa PDF ANOTTADOR (maravilhoso
na minha concepção). Sempre que a doutrina fizer qualquer tipo de
comentário à lei, eu copio essa parte escrita e colo logo embaixo da
lei seca , em uma nova pasta intulada LEI SECA COMENTADA). É como se eu
tivesse criando meu próprio Código ou lei comentada.
7) Concomitantemente aos meus estudos, mantenho fichas pautadas em
mãos (usadas para escrever questões que, porventura, tenha errado ou
mesmo observações interessantes acerca da matéria em estudo). Uso uma
dessas fichas (separadas por matéria) para fazer o arquivo de números.
Assim, todas as vezes que me deparo com letra da lei ou doutrina que
contenha qualquer espécie de número, a anotação será imediata. Isso me
faz ganhar tempo, para que não tenha que voltar na matéria de estudo, em
outra oportunidade, visando fazer a mesma anotação.
7) Quando a questão é grande e demanda muito tempo para se anotada
manualmente em fichas, prefiro digitá-las em uma pasta intitulada ESTUDO
DE QUESTÕES, que constará duas novas pastas, separadas por matérias e
denominadas: ERROS DE QUESTÕES e QUESTÕES INTERESSANTES.. O objetivo da
pasta de erros é revê-la sempre.Jamais poderia não reler uma questão
que errei pois ela tem muito a me ensinar. Por outro lado, a finalidade
da pasta de questões interessantes é arquivá-las, seja por as ter
acertado no "chute", seja por conter trechos importantes da matéria, que
devam ser frisados. Importante salientar que muitas bancas utilizam até
mesmo o enunciado de questões para perfazer seus bancos de dados.
8) Quando estudo aos domingos ,apenas para pagar as horas devidas do
meu "banco de dados", dou preferência para um estudo mais "light", onde
foco na resolução de uma prova anterior, tentando reproduzir o ambiente
que encontrarei no dia "D"( dia da avaliação).
9) Em relação ao treino de redações, sugiro que entrem em um grupo
específico de redações aqui do site, onde criei um tópico denominado
"BRAINSTORMING DE INTRODUÇÃO DE REDAÇÕES" cuja tradução, do primeiro
termo, significa TEMPESTADE CEREBRAL. É um grupo voltado para a
exposição das mais diversas ideias de temas e treinamento da parte que
considero ser a mais difícil numa redação. Digo isso, pois depois que vc
inicia uma introdução, tudo começa a fluir melhor, mas até lá, constuma
demandar tempo...rsrs
Bem, esse foi meu relato acerca da minha metodologia de
estudos.Espero que todos postem também a sua,para que possamos ter um
grande número de ideias para desenvolver um MEGA ESTUDO, aliado a uma
MEGA APROVAÇÃO. Boa sorte a todos!!
Fonte: Blogger http://atepassar.com/estudante/Cin/
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