quarta-feira, 2 de maio de 2012


Adjetivo

É a palavra que modifica o substantivo, atribuindo-lhe um estado, uma qualidade ou uma característica.
Ex.1: Meu carro está velho.
Meu = pronome possessivo
Carro = substantivo simples, comum, primitivo, concreto
Está = verbo de ligação
Velho = adjetivo
Como se vê, a palavra “velho” apresenta uma característica do substantivo “carro”.
Ex.2: O velho não me ama mais.
O = artigo definido, singular, masculino
Velho = substantivo simples, comum, primitivo, concreto
Não = advérbio de negação
Me = pronome pessoal do caso oblíquo
Ama = verbo intransitivo
Mais = advérbio de intensidade
Perceba que uma mesma palavra, em contextos diferentes, pode ser adjetivo ou substantivo. No primeiro caso, “velho” caracteriza o substantivo; no segundo, designa um ser.
Numa oração, o adjetivo desempenha a função de adjunto adnominal ou de predicativo.
Ex.3: Os filmes brasileiros são bons.
Sujeito = Os filmes brasileiros
Núcleo do sujeito = filmes
Adjunto adnominal = Os, brasileiros
Tipo de sujeito = simples
Predicado = são bons
Núcleo do predicado = bons
Tipo de predicado = nominal
Predicativo do sujeito = bons
No sujeito, o adjetivo “brasileiros” está ao junto ao nome. Por isso, é adjunto adnominal. No predicado, o adjetivo “bons” vem após o verbo de ligação, referindo-se ao sujeito.

Locução adjetiva

Em gramática, chama-se locução à reunião de duas ou mais palavras com valor de uma só. Locução adjetiva é, portanto, a reunião de duas ou mais palavras que equivalem a um único adjetivo. Geralmente, as locuções adjetivas são formadas por uma preposição e um substantivo ou uma preposição e um advérbio.
Ex.4: Eu perdi uma peça de metal muito importante durante a tragédia.
“Peça” é um substantivo ao qual se relaciona a expressão “de metal”, que é formada pela junção entre uma preposição (de) e um substantivo (metal). Poderíamos trocar a locução (de metal) pelo adjetivo “metálica”: “Eu perdi uma peça metálica muito importante durante a tragédia.”
Ex.5: O animal me atacou com as patas de trás.
“Patas” é um substantivo caracterizado pela locução “de trás”, que é formada pela preposição “de” e o advérbio “trás”. A locução poderia ser trocada pelo adjetivo “traseiras”: “O animal me atacou com as patas traseiras.”

Exercício comentado

1) (FGV) Assinale a alternativa em que a palavra destacada não tem valor de adjetivo.
a) A malha azul estava molhada.
b) O sol desbotou o verde da bandeira.
c) Tinha os cabelos branco-amarelados.
d) As nuvens tornavam-se cinzentas.
e) O mendigo carregava um fardo amarelado.
Comentários
A resposta certamente é a letra B. Analise comigo: em todas as demais alternativas, a palavra destacada caracteriza o substantivo. Na letra “b”, a palavra “verde”, antecedida pelo artigo “o” está designando um ser. Logo, não é adjetivo, mas substantivo.

Prof. Leonardo Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário