quarta-feira, 11 de abril de 2012

Português para a Cesgranrio: saiba o que priorizar - parte III + Curso de Discursiva - Redação para a FCC

06/04/2012
Olá, caros alunos do Eu Vou Passar.
É uma satisfação estar aqui!
Hoje nosso encontro será dividido em duas partes.
A primeira refere-se à parte III dos assuntos que devem ser priorizados nos estudos para a banca CESGRANRIO. Tradicionalmente, a eminente banca examinadora apresenta questões acerca da temática CONCORDÂNCIA VERBAL. Por essa razão, compartilho uma questão comentada com vocês. Vamos lá!
(CESGRANRIO - 2009 - PETROBRAS-Adaptada) Acerca das regras de concordância verbal, analise as afirmativas a seguir.

I. "Mais de uma função é atribuída à memória." - a forma verbal "é" está de acordo com a norma padrão.

II. "Uma pequena parte dos antigos se dedicava à retórica." - o verbo "dedicar-se" está corretamente flexionado no singular.

III. "Quantos de nós conhecemos as regras fundamentais da oratória?" - a forma verbal "conhecemos" foi incorretamente flexionada.

Comentário: Na afirmativa I, a função de sujeito é desempenhada pela expressão "Mais de uma função", cujo núcleo é o vocábulo "função". Já que esta palavra está flexionada no singular, a forma verbal "é", da locução "é atribuída", encontra-se de acordo com a norma padrão. Vale ressaltar que, com a expressão "mais de um(a)", o verbo só irá para o plural quando:

- houver ideia de reciprocidade; ou

- quando a expressão "mais de um(a)" surgir repetida.

Exemplos:
Mais de um deputado se ofenderam. (reciprocidade)
Mais de um cidadão, mais de um indivíduo foram presos durante a passeata. (expressão "mais de um" repetida)

Entretanto, o período apresentado na assertiva I não se enquadra nesses casos.

Já na afirmativa II, o verbo "dedicar-se" concordou corretamente com o sujeito "Uma pequena parte dos antigos", cuja função de núcleo é desempenhada pelo vocábulo "parte".

Por fim, a afirmativa III está incorreta. Com expressões compostas por "pronome indefinido/interrogativo + de + pronome pessoal", o verbo somente irá ao plural quando o pronome (indefinido/interrogativo) estiver no plural, podendo concordar tanto com este quanto com o pronome pessoal. Foi o que ocorreu no período em análise. Logo, estão corretas as seguintes concordâncias: "Quantos de nós conhecemos / conhecem as regras fundamentais da oratória?". 

Gabarito:
I. Correta.
II. Correta.
III. Incorreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário